www.100Atalhos.com  Saber mais sobre: PEDESTRIANISMO | MONTANHISMO | BTT | CANOAGEM

  DOWNLOADS  ::  LINKS

AS CAMINHADAS

As Caminhadas »»

O BTT E OS TRILHOS

O BTT e os Trilhos

OUTRAS AVENTURAS

Outras Aventuras...

SOBRE O GRUPO

O Grupo...

Site ...

» Def. como HomePage
» Adic. aos Favoritos
» Abertura: 07/02/05
 

Produzido por:

Caminhadas / Percursos Pedestres                                                    «« Voltar 

 Rota de Santiago - PR5 (Tondela)                                                               Data: 21-03-2011



www.100atalhos.com » Grupo Aventura 100atalhos Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
 
 

TRACK GPS

MAPA

PERFIL ALTITUDES

Download

Visualizar

Visualizar

» Nº de Downloads: 1262

   


 
 
 


Este percurso tem inicio no Monte de S. Marcos, que se situa na freguesia de Santiago de Besteiros, Concelho de Tondela.
A vista sobre o Vale de Besteiros é surpreendente e predispõe-nos à caminhada.
Esta inicia-se em sentido descendente, na estrada de acesso, e percorridos cerca de 500m, vira-se à esquerda para entrar pelo caminho florestal que desce suavemente até à ponte sobre a Ribeira da Misarela, já anunciada pelo barulho das suas águas em torvelinho encosta abaixo. Logo a seguir a Ribeira do Carvalhal. A floresta que até aqui dominou a paisagem permite-nos, ao longo do Caminho do Fojo e de onde em onde, vislumbrar terrenos agrícolas no vale sulcado pela Ribeira.
Após um breve troço de estrada secundária, há que atravessar a EN 228 e entrar na povoação de Muna, onde se assim entender, percorrido um pequeno ramal é possível visitar a Capela da Nª Sra. da Penha.
Retoma-se o traçado do percurso seguindo em direcção ao Caminho do Chão das Vinhas que, como o nome sugere, percorre uma extensão considerável de vinhedos e zonas agrícolas até à estrada asfaltada, que agora se sobrepõe ao que foi, em tempos, uma das importantes vias que levaram peregrinos a Santiago de Compostela.
A caminhada prossegue pela rua da escola, até à portela, onde nos deparamos com mais uma das marcas da passagem dos caminheiros de outrora: a Ponte da Portela, sobre a Ribeira de Agua d’Alte, cuja toponímia se deve à existência de uma pequena cascata a montante.
Daqui, o trajecto dirige-se ao centro da aldeia. Neste ponto, os caminhos de Santiago seguem o seu rumo pelas encostas da Serra do Caramulo, e o percurso, afasta-se seguindo pelo caminho do Bogalhal, lado a lado com uma longa extensão de regadios em direcção às azenhas do Bogalhal, nome dado a uma linha de 3 moinhos de água agora mais esquecidos, mas que não deixam de imprimir uma forte marca na paisagem, fazendo lembrar a quem passa, a azáfama de trabalho agrícola que por aqui terá existido noutro tempo.
Vencido este troço, de novo o percurso entra pela vasta área florestal que circunda o Monte de S. Marcos. Por entre os caminhos da Mata da Misericórdia, há a descobrir e contemplar calmamente, a diversidade de espécies que a compõem. Pouco mais falta para o final onde a sombra dos sobreiros nos espera e convida a desfrutar uma vez mais da magnífica paisagem.
 

 

. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .

..:: © CarvalhalRedondo.com | Webmaster: Luís Veloso ::..
Optimizado para ser visto numa resolução de 1024x768.