www.100Atalhos.com  Saber mais sobre: PEDESTRIANISMO | MONTANHISMO | BTT | CANOAGEM

  DOWNLOADS  ::  LINKS

AS CAMINHADAS

As Caminhadas »»

O BTT E OS TRILHOS

O BTT e os Trilhos

OUTRAS AVENTURAS

Outras Aventuras...

SOBRE O GRUPO

O Grupo...

Site ...

» Def. como HomePage
» Adic. aos Favoritos
» Abertura: 07/02/05
 

Produzido por:

Nº de Visitas:

[ 2251547 ]

 

Caminhadas / Percursos Pedestres                                                    «« Voltar 

 Trilhos da Penoita (Vouzela)                                                                     Data: 05-06-2011


www.100atalhos.com » Grupo Aventura 100atalhos Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
 

TRACK GPS

MAPA

PERFIL ALTITUDES

Download

Visualizar

Visualizar

» Nº de Downloads: 1336

   

 
 


O Trilho da Penoita, é um percurso circular de Pequena Rota com 13 km de extensão, tendo como alternativa um percurso de 4 km. O Trilho tem início junto ao Parque de Merendas da Penoita (Estrada Municipal 622).
Poderá a partir daí entrar em contacto com a cultura local e a vivência quotidiana existente nas aldeias onde o Homem e a Natureza se integram numa harmonia perfeita. Siga o caminho florestal a Oeste, que atravessa toda a mata da Penoita. Não muito longe do início do percurso poderá encontrar um fenómeno da Natureza muito interessante: uma pedra em forma de barca, forma essa que lhe dá o nome “pia da Barca”.
Depois de contemplar e de se interrogar quanto à origem desta estranha pedra, continue até encontrar o Dólmen da Malhada do Cambarinho, também conhecida pelos pastores como a “Casa da Orca”. É uma anta que se situa não muito longe da nascente do rio Alfusqueiro a 875 m de altitude. Continue em direcção à aldeia rural de Covas por um trilho que nos leva a atravessar algumas linhas de água (no Inverno, cuidado, a travessia pode tornar-se difícil).
Covas é um exemplo da aldeia típica Beirã, construída com a matéria-prima que se encontra mais à mão, a pedra e a madeira, assim erguem-se os currais, os muros, os canastros, as fontes, as casas, que no seu conjunto formam esta maravilha da serra. Perto da aldeia de Covas localiza-se o Bicão dos Conqueiros classificado por Amorim Girão como Menir. Depois de contemplar o menir, terá de voltar a Covas para continuar o trilho até à aldeia de Adsamo, onde as construções em pedra e madeira continuam a predominar.
Siga as marcas vermelhas e amarelas que o encaminham para um dos troços mais bonito do percurso (900 m de altitude), onde poderá maravilhar-se com a paisagem sobre o vale do rio Vouga, quando der por si, já se avista o Parque de Merendas da Penoita para um merecido descanso.
 

NOTA: O Track GPS que aqui disponibilizamos do percurso, não corresponde totalmente ao "Trilho da Penoita - PR4”. Há uma parte do percurso que foi feita através de outros trilhos.

 

. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .

..:: © CarvalhalRedondo.com | Webmaster: Luís Veloso ::..
Optimizado para ser visto numa resolução de 1024x768.