www.100Atalhos.com  Saber mais sobre: PEDESTRIANISMO | MONTANHISMO | BTT | CANOAGEM

  DOWNLOADS  ::  LINKS

AS CAMINHADAS

As Caminhadas »»

O BTT E OS TRILHOS

O BTT e os Trilhos

OUTRAS AVENTURAS

Outras Aventuras...

SOBRE O GRUPO

O Grupo...

Site ...

» Def. como HomePage
» Adic. aos Favoritos
» Abertura: 07/02/05
 

Produzido por:

Nº de Visitas:

[ 1158339 ]

 

Caminhadas / Percursos Pedestres                                                    «« Voltar 

 Trilho da Senhora da Serra (Serra do Marão)                                           Data: 21-02-2016


www.100atalhos.com » Grupo Aventura 100atalhos Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
 

TRACK GPS

MAPA

PERFIL ALTITUDES

Download

Visualizar

Visualizar

» Nº de Downloads: 388

   

 
 


O Trilho da Srª da Serra trata-se de um percurso pedestre de Pequena Rota (PR) marcado e sinalizado de acordo com as diretrizes europeias e nacionais. Este 'trilho" é o quinto percurso pedestre integrado na Rede Municipal de Santa Marta de Penaguião, promovida pelo Município.

O percurso percorre a parte mais alta da extensa Freguesia de Fontes, localizada em plena Serra do Marão e sendo a maior freguesia do Concelho. Grande parte do território da Freguesia de Fontes, desde a capela de S. Pedro até ao povoado de Crestelo, constituiu um povoamento castrejo, tendo sido profundamente romanizado.

Em tempos já longínquos, no ancestral concelho de Penaguião, esta freguesia constituía uma vigararia da apresentação do Comendador da Comenda e honra locais - Ordem de Malta - tendo mais tarde, passado a reitoria independente.

A prova documental mais valiosa da antiguidade desta freguesia é a ara greco-romana com a inscrição latina: AUGE CILEAE MINIME VOT.L.PO.

Mais tarde, pouco depois da Fundação de Portugal, a freguesia recebeu forais de D. Sancho 1, em Agosto de 1202, e de D. Afonso III, em Julho de 1218. D. Manuel, em 15 de Dezembro de 1514, em virtude da importância da freguesia, concede-lhe novo foral, tornando-a vila e sede de Concelho, situação que durou até 1836.

Este trilho parte da Igreja de Soutelo, lugar da freguesia de Fontes, subimos junto ao muro da Igreja e continuamos pelo caminho antigo que ligava o lugar da Póvoa da Serra a Soutelo. O caminho empedrado bordeado por vários exemplares da vegetação autóctone, tais como o tojo (Ulex europaeus), as urzes (Ericas sp.) e a carqueja (Baccharis articulata), abre-se na paisagem até chegarmos à Póvoa da Serra. Daqui seguimos numa longa ascensão por caminhos florestais e por ente densos pinhais, avistando aqui e ali diversas ravinas e escarpas da montanha do Marão. Passado algum tempo, atingimos o seu cume e a 1416 metros, ergue--se a ermida da Sr.ª da Serra do Marão, cuja romaria conhece-se em Portugal por ser a mais alta romaria. Depois de um merecido descanso, deslumbrando-nos com a ampla paisagem que nos rodeia, espera-nos uma extensa descida até ao lugar de Soutelo. Passando por entre ribeiros, pinhais e paisagens Intensas com desníveis acentuados, podemos avistar os típicos vinhedos em socalcos, formando um o pano de fundo de elevada beleza, característico desta singular região - o Douro Vinhateiro. Pelos ecos e sons emanados pela natureza, há sempre um som mais alto que se destaca, o piar das aves de rapina que por aqui vão vagueando à procura de um pequeno roedor ou de uma lagartixa distraídos pela vida. Chegados ao lugar de Soutelo, vamos de encontro ao local onde teve início este percurso pelo território mais elevado do Concelho de Santa Marta de Penaguião.

Fonte: C.M. Santa Marta de Penaguião

Coordenadas GPS: N41 15.221   W7 51.622 (Inicio/Fim do Percurso)
 

Contactos Úteis:

C. M. de Santa Marta de Penaguião
: 254 810 130

Posto de Turismo: 254 828 125

Bombeiros Voluntários: 254 821 180

Centro de Saúde: (+351) 254 820 030 GNR: 254 810 420

 

. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .

..:: © 100atalhos.com | Webmaster: Luís Veloso ::..
Optimizado para ser visto numa resolução de 1024x768.