www.100Atalhos.com  Saber mais sobre: PEDESTRIANISMO | MONTANHISMO | BTT | CANOAGEM

  DOWNLOADS  ::  LINKS

AS CAMINHADAS

As Caminhadas »»

O BTT E OS TRILHOS

O BTT e os Trilhos

OUTRAS AVENTURAS

Outras Aventuras...

SOBRE O GRUPO

O Grupo...

Site ...

» Def. como HomePage
» Adic. aos Favoritos
» Abertura: 07/02/05
 

Produzido por:

Nº de Visitas:

[ 1194517 ]

 

Caminhadas / Percursos Pedestres                                                    «« Voltar 

 Serra da Estrela (Covão da Ametade » Vale do Rossim)                              Data: 27-05-2012


www.100atalhos.com » Grupo Aventura 100atalhos Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!

 VÍDEO

       

 

TRACK GPS

MAPA

PERFIL ALTITUDES

Download

Visualizar

Visualizar

» Nº de Downloads: 1182

   

 
 


Partindo do Covão da Ametade, atravessámos o Zêzere para a margem direita e subimos em direcção ao Covão Cimeiro. Chegando a este ponto iniciámos a subida do Cântaro Gordo em direcção ao colo que o une ao planalto. Continuámos em direcção às “Chancas”, umas lagoas de origem glaciar, cuja existência derivou de fracturas sub-horizontais nas rochas provocadas pelo movimento da massa de gelo do glaciar criando depressões, onde as águas que provêm da precipitação e do degelo da Primavera se acumulam.
Logo depois, fomos ao encontro de uma antiga lagoa que foi colmatada por comunidades de turfeiras do tipo Sphagnum (Esfagnos) e Cervunais de Cervum (Nardus strita). Este habitat maioritariamente húmido e de natureza orgânica, permite o desenvolvimento de algumas espécies de plantas, que vão desde as mais comuns como os tipos de Narcissus e Crocus, Campanula herminii, Potentilla erecta, entre outras, até às mais raras e especializadas como a Orvalhinha (Drosera rotundifolia), uma espécie insectívora.
Deixámos para trás a zona das lagoas e seguimos para o Poio dos Cães, este local é um excelente miradouro natural carregado de simbolismo. Era aqui que os pastores punham termo à vida dos fiéis companheiros de quatro patas, que devido à velhice ou doença, já não protegiam os rebanhos dos famintos lobos. A vista deste local para o Vale da Candieira e para a Lagoa do Peixão (ou Paixão/Pachão) é fantástica!
Saindo deste fragão, subimos até perto do “Cume”, percorremos o planalto em direcção à Ribeira das Naves e esta conduziu-nos à lagoa dos Conchos. Seguimos pelo caminho de terra batida até chegarmos à albufeira dos Condes, daqui subimos em direcção aos Fragões das penhas douradas até alcançarmos o “GR (T1)”, para de seguida fazermos uma descida um pouco acentuada na abordagem ao Vale do Rossim.

Contactos Úteis:

B.V. Seia: 238 310 310    /     B.V. Manteigas: 275 982 333

G.N.R. Seia238 310 300     /     G.N.R. Manteigas275 981 559

Posto Turismo Seia: 238 317 762     /     Posto Turismo Manteigas: 275 981 129

PNSE: 275 980 060
 

 

. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .

..:: © 100atalhos.com | Optimizado para Internet Explorer | Webmaster: Luís Veloso ::..