www.100Atalhos.com  Saber mais sobre: PEDESTRIANISMO | MONTANHISMO | BTT | CANOAGEM

  DOWNLOADS  ::  LINKS

AS CAMINHADAS

As Caminhadas »»

O BTT E OS TRILHOS

O BTT e os Trilhos

OUTRAS AVENTURAS

Outras Aventuras...

SOBRE O GRUPO

O Grupo...

Site ...

» Def. como HomePage
» Adic. aos Favoritos
» Abertura: 07/02/05
 

Produzido por:

Nº de Visitas:

[ 3129056 ]

 

Caminhadas / Percursos Pedestres                                                    «« Voltar 

 Lago de Sanabria (Parque Natural de Sanabria)                                         Data: 24-06-2013


www.100atalhos.com » Grupo Aventura 100atalhos Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!

 VÍDEO

       

 

TRACK GPS

MAPA

PERFIL ALTITUDES

Download

Visualizar

Visualizar

» Nº de Downloads: 2007

   

 
 


O Parque Natural do Lago de Sanábria, criado em 1978, situa-se no extremo noroeste da Província de Zamora, no limite com a Galiza e Portugal, bem perto do Parque Natural do Montezinho. Abrange uma paisagem que foi modelada pela acção dos glaciares da Era Qua-ternária. Desde os seus altos cumes (Peña Tre-vinca - 2124m) desprenderam-se várias línguas glaciáricas de impressionante tamanho que ao retroceder, deixaram a descoberto profundos vales em U, moreias e um importante conjunto de lagos. De entre eles destaca-se o Lago de Sanabria. Com uma área de superfície de 368 ha, é o maior lago glaciar da Península Ibérica.

Depois de passarmos a noite no Parque de Campismo “El Folgoso”, iniciámos bem cedo o percurso junto à praia com o mesmo nome do parque, seguindo em direção a San Martín de Castañeda. Nesta povoação encontra-se o mosteiro de Santa Maria, local onde está instalado o Centro de interpretação do lago de Sanabria.  
Seguimos pela “Senda de los Monjes”, que liga a povoação de San Martín de Castañeda, à aldeia de Ribadelago(Velho), tragicamente destruída pelo rebentamento da barragem de Vega de Tera, em 9 de Janeiro de 1959.

Para quem não conhece, fica aqui o resumo desse horrível acontecimento:

“Construída entre 1954 e 1956, a barragem de Vega de Tera, com 200 metros de comprimento e 33 de altura, foi inaugurada por Francisco Franco em 25 de Setembro de 1956. Esta barragem teve uma vida curtíssima: em 1959, fortes chuvas e temperaturas extremas (-18 °C) abateram-se sobre a Serra de Peña Trevinca. Estas condições, aliadas à muita água acumulada na albufeira da barragem, levaram a que uma brecha de 70 metros de comprimento e 30 de altura se abrisse, deixando que uma torrente de 8 mil milhões de litros de água se abatessem pelo desfiladeiro do rio Tera. Os oito quilómetros do desfiladeiro foram ultrapassados pela água, lama, rochas e árvores da torrente em 20 minutos. Pelo caminho, a aldeia de Ribadelago foi apanhada desprevenida, resultando da imensa torrente a destruição de 145 das 170 habitações que existiam, e a morte de 144 habitantes que não conseguiram refugiar-se em pontos altos. A corrente chegou a atingir nove metros de altura.

Apenas 28 corpos foram resgatados, os restantes desapareceram para sempre no fundo do Lago de Sanábria, onde a imensa torrente desembocou logo a seguir à destruição de Ribadelago.

A aldeia foi reconstruída, sendo hoje bem visíveis testemunhos da noite fatídica: ruínas de casas e da igreja matriz, a par da estrutura da barragem, a montante, no silêncio da serra.”

Fonte: Wikipedia

Continuámos o percurso em direção a Ribadelago (nova), a partir desta povoação o percurso é feito por estrada passando por várias praias até chegar ao ponto de partida.
 

 

. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .

..:: © 100atalhos.com | Optimizado para Internet Explorer | Webmaster: Luís Veloso ::..