www.100Atalhos.com  Saber mais sobre: PEDESTRIANISMO | MONTANHISMO | BTT | CANOAGEM

  DOWNLOADS  ::  LINKS

AS CAMINHADAS

As Caminhadas »»

O BTT E OS TRILHOS

O BTT e os Trilhos

OUTRAS AVENTURAS

Outras Aventuras...

SOBRE O GRUPO

O Grupo...

Site ...

» Def. como HomePage
» Adic. aos Favoritos
» Abertura: 07/02/05
 

Produzido por:

Nº de Visitas:

[ 1085488 ]

 

Caminhadas / Percursos Pedestres                                                    «« Voltar 

 PR2 - Rota do Gaia (Oliveira de Frades)                                                     Data: 06-03-2016


www.100atalhos.com » Grupo Aventura 100atalhos Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
 

TRACK GPS

MAPA

PERFIL ALTITUDES

Download

Visualizar

Visualizar

» Nº de Downloads: 285

   

 
 



AVISO
:
O Percurso em 06/03/2016 encontrava-se interrompido!
O mau tempo que se fez sentir nas últimas semanas danificou duas das pontes de madeira, impossibilitando a travessia do rio Gaia.
Caso pretenda realizar este percurso para breve, aconselhamos um contacto prévio com a C.M. de Oliveira de Frades para se inteirar do estado atual do mesmo.
 

Descrição do Percurso:
Percurso circular, com aproximadamente 7 Km. Tem início em Arcozelo das Maias, junto à antiga estação dos caminhos-de-ferro (atual sede da Associação: Nova Geração - Grupo Cultural e Recreativo das Meias). O trilho começa com uma descida através das leiras, ainda, cultivadas e prossegue por caminhos agrícolas denominados “caminhos dos moinhos". As antigas levadas conduzem-nos ao Castro da Coroa, local de grande importância e simbolismo para os habitantes da freguesia. Sobre este se contam, ainda, histórias de um passado longínquo e de achados com maior ou menor relevância. Neste facilmente se encontram vestígios que vão desde a pré-história até à romanização, como: fragmentos cerâmicos, mós, moedas e tégulas (alguns destes expostos no Museu Municipal).
Descendo sucessivos socalcos - outrora terrenos de cultivo - chega-se, por fim, ao rio Gaia, onde é possível contemplar a deslumbrante queda de água da foz da ribeira da lavandeira, assim como toda a paisagem envolvente. O percurso prossegue na outra margem, onde se sobrepõem os: PRM1 e PRM2. Durante algum tempo o trilho afasta-se do rio, subindo em direção ao Cabeço da Raposa e descendo, novamente, às suas margens e aos bosques em galeria, repletos de carvalhos, loureiros, fetos e piscinas naturais. Para os olhares mais atentos, são muitas as marmitas de gigante (erosão provocada pela água nas pedras), de vários formatos e tamanhos, encontradas no leito do rio. O som da água corrente e o cantar dos pássaros acompanha esta aventura e, com paciência e algum tempo é possível observar o guarda-rios que, sem descanso, patrulha as margens do Gaia. À medida que se aproxima o Percurso Interpretativo do Gaia (agora parte integrante do PRM2), avistamos a imponente ponte do Gaia que serve a Estrada Nacional 16. A montante encontra-se a ponte de Coifas (ponte medieval da antiga estrada real), assente no espelho de água, que facilmente nos transporta para um cenário bucólico. Com uma breve passagem no "caminho da Rainha" - estrada nacional substituída pela EN16 - iniciamos a descida, em grande parte, pelo trilho percorrido no sentido ascendente. Na paisagem ribeirinha sobressaem, ainda os vários moinhos, já em ruínas consequência do desenvolvimento, embora destes tenha dependido a subsistência de numerosas famílias. Na reta final do trilho aparece, com o seu exterior renovado, a Igreja Paroquial de S. Pedro em Arcozelo das Maias e, através das ruas estreitas, são visíveis traços de riqueza no casario granítico.

Fonte: C.M. Oliveira de Frades

Coordenadas GPS: N40 44.130  W8 16.340 (Inicio/Fim do Percurso)
 

Contactos Úteis:

Câmara Municipal
: 232 760 300

Centro de Saúde
: 232 760 400

Posto da GNR
: 232 761 236

Bombeiros Voluntários
: 232 761 115

 

. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .

..:: © 100atalhos.com | Webmaster: Luís Veloso ::..
Optimizado para ser visto numa resolução de 1024x768.