www.100Atalhos.com  Saber mais sobre: PEDESTRIANISMO | MONTANHISMO | BTT | CANOAGEM

  DOWNLOADS  ::  LINKS

AS CAMINHADAS

As Caminhadas »»

O BTT E OS TRILHOS

O BTT e os Trilhos

OUTRAS AVENTURAS

Outras Aventuras...

SOBRE O GRUPO

O Grupo...

Site ...

» Def. como HomePage
» Adic. aos Favoritos
» Abertura: 07/02/05
 

Produzido por:

Nº de Visitas:

[ 1196437 ]

 

Caminhadas / Percursos Pedestres                                                    «« Voltar 

 Rota de Corvos - Santos-Êvos (PR3 - VISEU)                                           Data: 11-09-2011


www.100atalhos.com » Grupo Aventura 100atalhos Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
 

TRACK GPS

MAPA

PERFIL ALTITUDES

Download

Visualizar

Visualizar

» Nº de Downloads: 828

   

 
 


O Percurso inicia-se na aldeia de Corvos, na freguesia de Santos-Êvos, concelho de Viseu, no lugar designado "A Costa", onde a beleza do Rio Sátão se conjuga com os campos agricultados e outra vegetação envolvente.
Entra-se em caminho de terra batida designado de "Salgueiro" que nos conduzirá a uma zona florestal predominantemente de pinheiros bravos e vegetação rasteira retemperada por linhas de água.
Seguindo o caminho do Meal, a paragem é obrigatória para visitar um recanto fluvial propício ao lazer e ao retempero de energias misturado com a beleza das cascatas do Rio Sátão e da vegetação de grande porte.
Seguindo a Rua da Nogueira, passando por Ramalhal, o Percurso segue em direcção à Igreja Nª. Srª. de Lurdes, local de paragem para observação de uma das mais belas perspectivas da povoação de Corvos.
Em direcção ao interior da aldeia descendo pelo caminho da Poça do Eirado, e chegados à Rua do Eirado, o destaque vai para a Casa do Eirado, construção do século XVIII, constituída por casa e capela, onde na torça se pode ler em latim: "Bonum Certamen Certavi", que traduzido quer dizer: "Combati o bom combate", seguida da data de 1785. Ainda no local do Eirado, seguindo a Rua dos Barbeiros, encontramos a Fonte das Três Bicas e muito próximo a Fonte do Laranjal, cujas águas foram já consideradas medicinais.
A sensivelmente 50m, avista-se uma Casa solarengo, denominada a Casa do Cerrado, com brasão da Família Alvéolos, de onde descendem os actuais proprietários. Anexo à casa de habitação existe uma Capela datada de 1689 em honra de Nª. Sr.ª do Pilar.
Seguindo pela Carreira da Cova em direcção à Rua do Leiteirão em terra batida, observam-se campos cultivados, levando-nos a um dos pontos de interesse histórico da freguesia, a estrada romana onde é possível observar o desgaste em alguns lajeados, provocado pela sua contínua utilização.
O percurso é assim chegado ao ponto de início..

 

. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .

..:: © CarvalhalRedondo.com | Webmaster: Luís Veloso ::..
Optimizado para ser visto numa resolução de 1024x768.