www.100Atalhos.com  Saber mais sobre: PEDESTRIANISMO | MONTANHISMO | BTT | CANOAGEM

  DOWNLOADS  ::  LINKS

AS CAMINHADAS

As Caminhadas »»

O BTT E OS TRILHOS

O BTT e os Trilhos

OUTRAS AVENTURAS

Outras Aventuras...

SOBRE O GRUPO

O Grupo...

Site ...

» Def. como HomePage
» Adic. aos Favoritos
» Abertura: 07/02/05
 

Produzido por:

Nº de Visitas:

[ 1032807 ]

 

Caminhadas / Percursos Pedestres                                                    «« Voltar 

 PR3 - Rota dos Cenários do Passado (Penalva do Castelo)                       Data: 12-04-2015


www.100atalhos.com » Grupo Aventura 100atalhos Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
 

TRACK GPS

MAPA

PERFIL ALTITUDES

Download

Visualizar

Visualizar

» Nº de Downloads: 368

   

 
 


O PR3 "Cenários do Passado" é um percurso circular em torno da povoação berço da Maçã Bravo de Esmolfe. Tem inicio na Igreja Matriz de Esmolfe ou de Nossa Senhora da Conceição (século XVIII) e reflete o ambiente rural - aliado ao singular património geológico, arqueológico e paisagístico - permitindo deambular por entre locais ligados à história e alma do povo.

No inicio desta rota, pode-se observar um magnifico exemplar de relógio de sol, esculpido em granito, e assim deleitar-se a ver as horas, através de uma técnica ancestral. Situada a nascente de Penalva do Castelo, Esmolfe encontra-se implantada entre o rio Dão e o Côja, desenvolvendo fortes aptidões agrícolas, com particular destaque para a produção da Maça Bravo de Esmolfe e para as vinhas, que proporcionam a criação de um néctar impar, o vinho do Dão. Neste tranquilo percurso, o visitante pode apreciar e contemplar uma natureza que se renova constantemente, adquirindo diferentes tonalidades, consoante a estação do ano e levando ao despertar de todos os sentidos.

A par da beleza paisagistica, também aqui o património arqueológico/histórico se destaca pela riqueza excecional, apresentando vestigios da ocupação pré-histórica, como a Anta do Penedo do Com e um conjunto de abrigos naturais, e proto-histórica, como o Castro da Paramuna e uma gravura rupestre. Os sitios da Eirinha e de São Martinho, na área nordeste de Esmolfe, apresentam um conjunto significativo de testemunhos da presença humana neste território, destacando-se a presença de uma ara romana anepígrafa, reaproveitada, posteriormente, como alminha e uma necrópole medieval escavada na rocha, constituida por sepulturas antropomórficas, uma delas com o pormenor de individualização dos pés. Da arquitectura religiosa destaca-se a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e as capelas de Santa Clara e de Santo Ildefonso, junto à qual se realiza a Feira da Maça Bravo de Esmolfe, no primeiro ou segundo fim de semana de Outubro.

A Rota dos Cenários do Passado desenvolve-se ao longo de um espaço agrícola e florestal, constituindo um mosaico muito interessante do ponto de vista ambiental e paisagístico, pontuada por um património geológico sob a forma de penedos. Estes terrenos pedregosos, entremeados de algumas linhas de água, abrigam também herpetofauna diversa. Entre outros e no que se refere a anfíbios, o ocorrem aqui a salamandra-de-pintas-amarelas, o tritão-de-ventre-laranja e o sapo-parteiro-comum. Nos répteis salienta-se a presença do sardão, da lagartixa-do-mato-comum, do licranço e da cobra-rateira.
Nos espaços florestais predomina o pinheiro-bravo, observando-se também bosques de folhosas com carvalhos.

Fonte: www.cm-penalvadocastelo.pt

NOTA: O percurso aqui apresentado conta com 3Km adicionais em relação ao percurso oficial devido à visita ao Castro de Esmolfe/Peramuna.
 

Coordenadas GPS: N40 40.804   W7 41.045 (Inicio do Percurso)


Contactos Úteis:

Câmara Municipal
: 232 640 020

Centro de Saúde: 232 640 060

Posto da GNR: 232 640 070

Bombeiros Voluntários: 232 641 444

 

. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .

..:: © 100atalhos.com | Webmaster: Luís Veloso ::..
Optimizado para ser visto numa resolução de 1024x768.