www.100Atalhos.com  Saber mais sobre: PEDESTRIANISMO | MONTANHISMO | BTT | CANOAGEM

  DOWNLOADS  ::  LINKS

AS CAMINHADAS

As Caminhadas »»

O BTT E OS TRILHOS

O BTT e os Trilhos

OUTRAS AVENTURAS

Outras Aventuras...

SOBRE O GRUPO

O Grupo...

Site ...

» Def. como HomePage
» Adic. aos Favoritos
» Abertura: 07/02/05
 

Produzido por:

Nº de Visitas:

[ 1158116 ]

 

Caminhadas / Percursos Pedestres                                                    «« Voltar 

 PR15 - Rota do Covão de Santa Maria (Manteigas)                                   Data: 09-03-2014


www.100atalhos.com » Grupo Aventura 100atalhos Click na foto para ampliar!
 

TRACK GPS

MAPA

PERFIL ALTITUDES

Download

Visualizar

Visualizar

» Nº de Downloads: 632

   

 
 


A Rota do Covão de Santa Maria é banhada pelo rio Mondego, que corre rápido e cristalino num anfiteatro natural, rodeado de lameiros, onde cresce o pasto e se alimentam os rebanhos.

Ao longo do trilho o caminhante entra em contacto directo com a cultura e tradições do concelho de
Manteigas, submergindo em searas de centeio que esboçam na paisagem tons de dourado e castanho, fazendo-se transportar por levadas amparadas nas encostas do Mondego, caminhando lado a lado com pastores e os seus rebanhos.

Na paisagem humanizada destaca-se o Covão de Santa Maria, lugar recôndito moldado pela actividade agrícola, a Castanheira, pequena povoação rural que outrora teve maior expressão populacional, e a Pousada de São Lourenço, edifício do final da década de trinta, construído de raiz para o turismo, fazendo parte do primeiro grupo de edifícios que constavam de um programa nacional para dotar o país de uma rede de pousadas – Pousadas de Portugal, grupo Pousadas de Natureza.

Entre revelações surge a Capela da Nossa Senhora do Carmo, inaugurada a 1 de Novembro de 1949 pelo Bispo da Guarda, que foi mandada construir por José Ramos dos Santos para que o seu filho, Padre Zeferino Roque pudesse pregar a doutrina católica. Junto a esta Capela pode ser encontrado o Covão da Ponte, lugar mítico e absolutamente mágico para uma visita, um lanche ou um repouso revitalizante.

Na derivação que conduz à Rota do Carvão, cruza-se o Chão das Barcas e aparece o Observatório Meteorológico das Penhas Douradas, localmente denominado de Gadelhas, e que foi construído em 1882 para monitorizar as condições meteorológicas da Serra da Estrela.
É composto por um núcleo de três edifícios, o Observatório, um anexo para residência dos técnicos e a denominada casa da mula.

Em relação à flora presente no trilho, encontrasse o carvalho-negral, a tramazeira, o vidoeiro, entre outras espécies autóctones, e muitas outras que foram “introduzidas”.

Em áreas onde o coberto arbóreo se apresenta degradado dominam os matos, nos quais são de considerar a giesta-branca, a giesta-pioneira e a urze.

A Rota do Covão de Santa Maria é constituída por áreas florestais, áreas abertas de matos e linhas de água, proporcionado diversidade faunística.

Das espécies presentes destaca-se o falcão-peregrino, o morcego-de-ferradura-pequeno e a toupeira de-água que enfrentam um risco de extinção elevado.

Espécies como o coelho-bravo, a águia-cobreira, e o corvo encontram-se com um estatuto de espécie ameaçada.

Este percurso está repleto de paisagens e locais admiráveis e de pontos de interesse atractivos à observação, à prática de actividades de natureza e ao repouso.


Fonte
: “Manteigas – Trilhos Verdes (www.manteigastrilhosverdes.com)”


Contactos Úteis:

B.V. Manteigas: 275 982 333

Centro de Saúde de Manteigas: 275 980 100

GNR – Manteigas: 275 981 559

Posto de Turismo de Manteigas: 275 981 129

 

. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .

..:: © 100atalhos.com | Webmaster: Luís Veloso ::..
Optimizado para ser visto numa resolução de 1024x768.