www.100Atalhos.com  Saber mais sobre: PEDESTRIANISMO | MONTANHISMO | BTT | CANOAGEM

  DOWNLOADS  ::  LINKS

AS CAMINHADAS

As Caminhadas »»

O BTT E OS TRILHOS

O BTT e os Trilhos

OUTRAS AVENTURAS

Outras Aventuras...

SOBRE O GRUPO

O Grupo...

Site ...

» Def. como HomePage
» Adic. aos Favoritos
» Abertura: 07/02/05
 

Produzido por:

Nº de Visitas:

[ 1196439 ]

 

Caminhadas / Percursos Pedestres                                                    «« Voltar 

 Circuito Pré-Histórico Fiais/Azenha (Carregal do Sal)                             Data: 15-04-2012


www.100atalhos.com » Grupo Aventura 100atalhos Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar! Click na foto para ampliar!
 

TRACK GPS

MAPA

PERFIL ALTITUDES

Download

Visualizar

Visualizar

» Nº de Downloads: 1010

   

 
 


O Circuito Pré-Histórico de Fiais / Azenha constitui hoje um dos maiores testemunhos da presença humana nesta região durante a pré-história, facto que se deve em grande parte às suas condições naturais e à proximidade do Rio Mondego. Este circuito, com uma extensão de cerca de quatro quilómetros (Circuito oficial), possui sinalética e painéis explicativos.
O nosso grupo, como conhece bem esta zona, decidiu fazer uma caminhada neste local, local este cheio de história, onde se conjugam amplos horizontes e magnificas paisagens, juntando também a este percurso a beleza do rio Mondego.

Inicio/Fim do Percurso: Campo de Futebol de Fiais da Telha (Oliveira do Conde).

Locais de passagem nesta caminhada:

- Penedo da Víbora (Rocha com insculturas. Está relacionada com várias lendas sobre moiras e povos megalíticos).

- Orquinha da Víbora (Pequeno monumento megalítico que já não se encontrava localizado há vários anos e que agora pode ser visto ao nível dos elementos que ainda lhe restam: o seu montículo artificial (mamoa), a possível laje da cúpula e a fossa de violação).

- Orca da Palheira (De razoáveis dimensões, possui uma câmara poligonal com corredor alongado. Posteriormente foi rodeado por uma palheira e adaptado à habitação, o que sucedeu até ao século passado. Alguns dos esteios foram utilizados na construção, alterando a sua estrutura megalítica).

- Habitat do Ameal (Local habitado, provavelmente de modo sazonal, por grupos pré-históricos. Era um povoamento aberto e os vários achados aí encontrados, incluíndo vários tipos de utensílios, remetem-no para a primeira fase do megalitismo regional, tal como acontece nas Orcas 1 e 2 do Ameal).

- Orca do Ameal 1 (Com cerca de 6000 anos, é uma das sepulturas pré-históricas mais antigas do circuito. É constituída por câmara poligonal aberta e sem corredor.)

- Orca do Ameal 2 (Com cerca de 6000 anos, é, juntamente com a Orca 1 do Ameal, uma das sepulturas pré-históricas mais antigas do circuito. É constituída por câmara poligonal aberta e sem corredor.)

- Dólmen da Orca (É sem dúvida um dos maiores dolmens e um dos mais importantes monumentos megalíticos desta região, desde sempre propícia à ocupação humana. Com uma
altura de três metros e um comprimento de sete metros e meio, é formado pela câmara e por um corredor. Mantém ainda os nove esteios e a laje de cobertura da câmara funerária).

- Abrigo da Orca (Trata-se de um abrigo sob rocha não datado até à data).

- Complexos Rupestres do Ameal (Trata-se de afloramentos graníticos que apresentam gravuras, sobretudo cruciformes, datando de diferentes períodos).

Contactos Úteis:

B.V. Carregal do Sal: 232 968 250

G.N.R. Carregal do Sal: 232 968 134

Junta de Freguesia de Oliveira do Conde: 232 968 344

 

. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .

..:: © 100atalhos.com | Webmaster: Luís Veloso ::..
Optimizado para ser visto numa resolução de 1024x768.